História
SINDLOC-MG
HISTÓRIA
No dia 1º de julho de 1994, o Brasil lançava sua nova moeda, o Real, marcando o início de uma nova era econômica voltada ao combate à hiperinflação. A implementação da moeda trouxe muitos desafios, entre eles a conversão de valores da antiga moeda para a nova.
Robervan Faustino Sette, da Sempre Viva Locadora de Veículos, lembra o impacto dessa transição. “Parecia que estávamos mudando de um país para outro em termos econômicos”, comenta. Preocupado com o futuro, entrou em contato com Rubens Silva, da Nova Lagoa Locadora de Veículos. Juntos, decidiram organizar uma reunião com outras locadoras.
A solução proposta foi um curso para formação de preço, que explicava a conversão da Unidade Real de Valor (URV) para o Real. O treinamento foi ministrado por Milton Sérgio Ourívio, da Sotran Locações de Veículos. “No final, Rubens Silva fez uma declaração contundente: sem união, o setor não sobreviveria”, recorda Ourívio.
Dessa reunião, surgiu o interesse em criar uma entidade de classe que defendesse os interesses do mercado de locação de veículos em Minas Gerais. Logo, uma comissão provisória foi formada para fundar o SINDLOC-MG, composta por nomes como Rubens Ribeiro Silva, Robervan Faustino Sette, Milton Sérgio Ourívio, Joel Dominique, Saulo Tomaz Froes, Eugênio Mattar, entre outros representantes do setor.
Foi realizada a primeira eleição do SINDLOC-MG, com várias chapas concorrendo. No dia 22 de setembro de 1994, o sindicato foi oficialmente constituído, com a adesão de mais de 50 empresas mineiras. “O curso de formação de preços foi o marco da criação do SINDLOC-MG”, afirma Ourívio.
A partir de então, o SINDLOC-MG vem ganhando força e já se consolidou como o principal sindicato do setor no Brasil. Grandes conquistas se deram ao longo dessas três décadas e a entidade segue representando, construindo e entregando valor transformador aos seus associados.
VITÓRIAS
Ao longo dos 30 anos, o SINDLOC-MG acumulou vitórias importantíssimas que transformaram Minas Gerais no melhor ambiente de negócios para o segmento do Brasil. Não é por acaso que o estado detém o emplacamento de aproximadamente 70% da frota brasileira destinada ao aluguel de automóveis, segundo dados de 2023. É aqui também que estão sediadas 1.700 empresas, entre elas as maiores do país.
O SINDLOC-MG construiu um diálogo constante com os órgãos públicos, possibilitando parcerias estratégicas, por exemplo, com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito, para facilitar as gestões documentais das locadoras. Mantém também diálogo aberto com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – Prodemge, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDE, a Secretaria de Cultura e Turismo – Secult-MG, entre outras. O sindicato conquistou espaços relacionais nos diferentes setores, sendo, por exemplo, membro dos conselhos de turismo, tanto municipal (BH) quanto estadual (MG).
É impossível sistematizar todas as conquistas da entidade, mas, entre as principais, estão a isenção do Imposto Sobre Serviços – ISS – e a redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, passando de 4% para 1%. A profissionalização do setor também é um destaque, com treinamentos e formações promovidos ao longo das décadas. Em 2024, mais de 600 pessoas participaram dessas atividades.
SEDES
O SINDLOC-MG já esteve em cinco endereços diferentes. A primeira sede funcionou na Avenida Raja Gabáglia, 1011 (Cidade Jardim). A segunda, na Avenida Francisco Sales, 1614, sala 1704 (Santa Efigênia). A terceira, na Rua Chapecó, 260 (Prado), mas só a partir do quarto endereço, na Rua Contendas, 79 (Barroca), que foi possível realizar o objetivo da sede própria. O SINDLOC-MG funcionou por lá durante alguns anos, mas com o crescimento da entidade, com a necessidade de mais espaço para os treinamentos, foi preciso ampliar e adquirir uma nova sede. Hoje a entidade funciona na Rua Pernambuco, 353 (Funcionários).